Blog
Pesquisar no blog
Uma breve história da Sérvia
A Copa do Mundo está começando, então vamos aproveitar o momento para contar um pouquinho da história dos países que serão os adversários do Brasil na primeira fase do torneio. O primeiro deles? A Sérvia!
A Sérvia , é um país europeu localizado no sudeste da Europa, na região balcânica. Faz fronteira a sudoeste com Montenegro, país do qual se separou em 2006, a oeste com a Bósnia e Herzegovina, a noroeste com a Croácia, ao sul com a Macedônia e com a Albânia, ao leste com a Romênia e com a Bulgária e ao norte com a Hungria.
O território da Sérvia abrange desde as planícies ricas e férteis da região nortenha de Vojvodina, montanhas de rocha de calcário e vales no leste, e, no sudeste, montanhas e colinas antigas. O norte é dominado pelo rio Danúbio. Um afluente, o rio Morava, atravessa as regiões mais montanhosas do sul e o grande rio Sava, que nasce na Eslovênia, encontra-se com o Danúbio em Belgrado, formando uma bela paisagem.
O atual território da Sérvia foi um a província romana a partir do ano 29 a.C. No século VII, a região foi invadida pelos sérvios, povo eslavo vindo da Galícia (Europa Central). Vassalos do Império Romano do Oriente, os sérvios se diferenciaram dos croatas por sua conversão ao cristianismo bizantino por volta de 875 e pela adoção do alfabeto cirílico. A Igreja Ortodoxa Sérvia ganhou autonomia no século XIII, quando teve São Sava como seu arcebispo.
Durante a Idade Média, o país gozou de um curto apogeu durante o reinado de Estevão Duchan (1331-1355), seguido de um rápido declínio. Após a derrota frente aos turcos na batalha de Kossovo Poliê (1389), a Sérvia não demorou a ser incorporada ao Império Otomano.
Entre 1459 e 1804, a Sérvia esteve formalmente sob o controle dos otomanos, apesar de três invasões austríacas e numerosas rebeliões. O Islã teve um período de expansão durante esta fase, levando à conversão de muitos sérvios. Estes convertidos recusavam-se a serem chamados de sérvios, adotando a denominação de “muslimani” e, posteriormente, de bosníacos, uma vez que viviam majoritariamente na região conhecida como Bósnia – razão pela qual são também chamados de bósnios muçulmanos.
A Sérvia foi ainda um principado autónomo (face ao Império Austríaco) entre 1817 e 1878, um principado independente entre 1878 e 1882 e um reino independente entre 1882 e 1918.
No início do século XX, lutava para formar a “Grande Sérvia”, um Estado envolvendo toda a região balcânica. Como resultado das Guerras balcânicas (1912-1913), incorporou a Macedônia e o Kosovo, berço original da nacionalidade sérvia. Durante a Primeira Guerra Mundial, teve uma atuação destacada, e a partir de 1918 passou a ser um dos estados integrantes do Reino da Iugoslávia (que se converteu em República Socialista após 1945), tomando o nome de República Socialista Federal da Iugoslávia em 1963. Em 2003, passou-se a denominar Sérvia e Montenegro. E em 2006, após uma votação para a independência do Montenegro, consumou-se enfim a dissolução formal da federação.
Para finalizar, assista a live apresentada por Beto Conte, diretor da TripTravel, contando mais detalhes sobre a história e a cultura da Sérvia, além de apresentar as belezas do país: