Encontro no estacionamento Haudi Park (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 127 – em frente à Rodoviária) e partida de Porto Alegre às 9 horas em direção a Três Coroas.
12h – almoço no Espaço Tibet (não incluído).
10h30 - chegada no Templo Budista e visitação.
O Espaço Tibet é o primeiro restaurante tibetano do Brasil. Está situado em Três Coroas no Rio Grande do Sul, bem próximo à estrada principal que leva a Gramado na serra gaúcha, a RS 115. São 100 km de distância a partir de Porto Alegre (RS).
O Chef Ogen Shak é um tibetano refugiado com uma incrível história de muito sofrimento e superação. E mais incrível do que a sua história inspiradora é a forma positiva e alegre de levar e aproveitar a vida. O restaurante de Ogen transmite essa energia positiva na comida, na decoração do ambiente e no jardim, tudo feito artesanalmente por Ogen e sua esposa brasileira.
14h – partida para Nova Petrópolis.
15h30 – chegada em Nova Petrópolis.
O povoado de Nova Petrópolis foi fundado em 7 de setembro de 1858 por imigrantes alemães oriundos da Pomerânia, Saxônia, Boêmia e do Hunsrück, dos quais descendem a maioria dos seus habitantes. Tinha, originalmente, 35 000 hectares e, em 1866, contava com 991 habitantes. A população estimada hoje é de 21 717 habitantes (conforme estimativas do IBGE de 2021).
Em seguida, hospedagem no Hotel Alles Berg, localizado no centro da cidade e a poucos passos das principais atrações.
Tempo livre para visitar:
Praça das Flores - também conhecida como Praça da República, é um dos principais passeios em Nova Petrópolis e encanta seus visitantes. Cercada por árvores e canteiros de flores, a principal praça da cidade tem um belo paisagismo e vários atrativos, como o Labirinto Verde.
Um dos destaques na Praça das Flores é a Rua Coberta, com várias lojinhas de artesanato e eventos para toda a família. Um ótimo lugar para conhecer se busca o que fazer em Nova Petrópolis RS.
Labirinto Verde - Localizado na Praça das Flores, é uma atração à parte! O local é um grande labirinto circular de ciprestes podados que formam uma cerca viva, e possui várias alternativas de caminhos, mas uma única saída.
Parque Aldeia do Imigrante - Ideal para quem quer conhecer mais sobre a cultura alemã, esse local mostra como começou a história da colonização alemã na região e valoriza a cultura desse povo.
Cercado por belezas naturais em 10 hectares de jardim e uma boa infraestrutura, o espaço possui construções que lembram o interior da Alemanha, lojinhas de artesanato e produtos coloniais, restaurantes, pedalinho, museu e até um Biergarten – um “jardim da cerveja” onde servem petiscos, pratos alemães, cervejas artesanais e chopps para os cervejeiros interagirem a céu aberto – logo na entrada, na Aldeia Bávara.
E para o chá da tarde, algumas dicas:
CIDADE ZAANDAM - um espaço temático criado por uma família de descendentes holandeses que buscava homenagear as colônias holandesas no Brasil e reproduzir um pedacinho do país em Nova Petrópolis. Em homenagem a cidade do Rio Zaan (um pequeno rio na província no noroeste da Holanda), o lugar parece uma cidade cenográfica, com moinhos, casinhas típicas, queijos, os famosos stroopwafel, vários eventos e uma gastronomia espetacular!
DIVINO DOCE - No coração da cidade, abriga-se a Divino Doce, uma confeitaria pra lá de espetacular que faz jus ao nome: divina! Sabe aquela ideia de negócio que começa na cozinha de casa? Foi assim que a Divino Doce surgiu. A Tati, dona das mãos de fada por trás da marca, começou vendendo bolo de pote e fazendo docinhos para eventos, mas como a gente sabe, o que é bom cai no gosto do povo e um ano depois ela já contava com uma lojinha pequena e com um stand feito numa bicicleta para os eventos da cidade. Atualmente é a doceria mais famosa da região e não recebeu esse título à toa: é impossível comer alguma das gostosuras de lá e não se apaixonar logo de cara. O espaço é tão bonito quanto as gostosuras locais. É tudo feito com tanto carinho e tanto amor que em cada pedacinho você sente uma parte da história do lugar.
Sugestão para o jantar:
FORNERIA DA MATA - E para finalizar o dia, que tal uma pizza diferenciada? A Forneria da Mata é um lugar encantador na nossa Serra Gaúcha.