Scroll Top

COVID-19: Estamos com atendimento em regime de home office. Confira aqui nossos horários e contatos.

Roteiro Day By Day
  • 03/10/2021
    POA, BH E RIO/SP/ISTAMBUL
    Embarque no voo TURKISH AIRWAYS TK 194 saindo de Guarulhos às 22h35.
  • 04/10/2021
    ISTAMBUL/ALMATY
    Chegada a Istambul às 17h10. Conexão com o voo TURKISH AIRWAYS TK 350 saindo às 20h35.
  • 05/10/2021
    ALMATY
    Chegada a Almaty às 04h45 e traslado ao hotel. Acomodação por 2 noites de acomodação de 6 a 8/10 no THE RITZ-CARLTON ALMATY. Check in imediato e descanso pela manhã. À tarde, visitaremos Almaty, antiga capital do Cazaquistão, onde apreciaremos a herança da estética russa czarista e soviética em sua arquitetura. Almaty foi fundada em 1854 como parte importante do jogo diplomático Russo, como assentamentos de cossacos, que vai se constituir na maior cidade do Cazaquistão – a partir da qual os russos controlariam a região recém conquistada. Os russos trouxeram com eles a sua religião e visitaremos em Almaty uma das primeiras igrejas ortodoxas construídas na Ásia Central – a Catedral da Ascenção, com seu teto colorido, e sua estrutura toda em madeira - uma das maiores construções em madeira do mundo.
  • 06/10/2021
    ALMATY
    Os russos se expandiram a partir do sec. XVIII ao sul, inicialmente transformando as bordas das estepes cazaques em terras agrícolas e, posteriormente, começando com a fundação de fortes. Esta conquista lenta do coração da Ásia Central, se acelera no século XIX com a conquista de toda região em apenas 2 décadas. Com a liberação dos servos na Rússia em 1861 o Czar Alexandre II vislumbrou nas amplas estepes do Cazaquistão as terras para o assentamento esses agricultores russos. Além disso, ao conquistar toda a Ásia Central entre 1865 e 1887 o império Russo ampliou em 20% o seu território e chegando até as montanhas de Tian Sham, garantindo uma fronteira física intransponível protegendo sua nova fronteira da expansão Britânica ao sul – que já se entendia do Afeganistão, subcontinente Indiano até a Birmânia. Esta disputa entre as potências imperiais Czarista e Britânica para promover seus próprios interesses na região ficou conhecida como o “Grande Jogo” e foi determinante para a história da região que desbravaremos. Ao circularmos por Almaty veremos faces coreanas nos mercados, traços de alemães e russos nas ruas. Na 2ª Grande Guerra, vários milhões de refugiados e centenas de fábricas foram transferidas de diferentes partes da União Soviética para a relativamente segura Ásia Central e a região transformou-se permanentemente numa parte importante do complexo industrial soviético. Instalações militares foram localizadas na região, incluindo as instalações de testes nucleares e espaciais. A Campanha de Terras Virgens, a partir de 1954, de reassentamento massivo de agricultores da União Soviética trouxe ao Cazaquistão mais de 300.000 pessoas, resultando numa grande mudança étnica na região.
  • 07/10/2021
    ALMATY/BISHKEK
    Chegada à tarde em Bishkek, a capital do Quirguistão, situada 800 metros acima do nível do mar junto a cadeia de montanhas de Kyrgyz Ala-Too que atingem 4.885metros, uma extensão da cadeia de Tian Shan. Em função da predominância de um território montanhoso o Quirguistão funcionava como fronteira natural e área estratégica de segurança territorial do império Russo e da federação Soviética – estando fechada ao mundo exterior por todo aquele período, e que teremos o privilégio de agora desbravar. Como Almaty perceberemos o legado soviético em seu plano urbano e arquitetônico com suas amplas avenidas e edificações monumentais ao estilo soviético. Acomodação por 2 noites no HOTEL ORION.
  • 08/10/2021
    BISHKEK
    Pela manhã visitaremos a cidade a partir da praça central de Ala-Too, o Museu de História Nacional e o mercado de Osh, na parte ocidental da cidade. À tarde, passeio ao Ala-Archa Canyon National Park para sentirmos a imponência da cordilheira Tian Shan que domina o país. Trata-se de um parque de 200 km2 com 20 glaciares e 50 montanhas a partir de uma altitude de 1500m e que culmina com o Pico Semanova Tian-Shanski de 4.895 m de altura.
  • 09/10/2021
    BISHKEK/TASHKENT
    Após o café da manhã, traslado ao aeroporto. Embarque no voo da Uzbekistan Airways HY-778 saindo as 12h40 de Bishkek e chegando as 13h00 em Tashkent. Chegada na capital do Uzbequistão e traslado ao hotel. Tashkent é uma cidade de contrastes com sua parte antiga medieval e islâmica, e parte moderna soviética. Começaremos visitando a parte antiga da cidade em torno da Madrassa Barak-Khan, construída no século XVI por Suyunidzh-Khan, neto do famoso astrônomo Ulugbek. No complexo islâmico der Krast Imam, observaremos a bela Mesquita Teleshayakh e a biblioteca que abriga uma preciosidade – uma cópia do primeiro Alcorão manuscrito do mundo, Alcorão de Usmão do século VII. No Bazaar de Chorsu, restaurado nos padrões da arquitetura tradicional, observaremos o movimento mercado que nos remete ao milenar comercio da rota da seda. Acomodação por 2 noites de 9 a 11/10 no HOTEL LOTTE TASHKENT. Havendo programação artística iremos conferir nessa noite o imponente Teatro Navoi, que recebia durante o período soviético os seus melhores espetáculos de balé e ópera.
  • 10/10/2021
    TASHKENT
    Mais um dia dedicado à Tashkent – a capital e a maior cidade do Uzbequistão com 2,5 milhões de habitantes, que é a principal cidade da Ásia Central. Este centro comercial e educacional da região, reúne também os melhores restaurantes, museus e vida noturna uzbeques. A cidade mais moderna e desenvolvida do país, tem forte influência soviética, pois foi o epicentro de um terremoto de 5,1 de magnitude que em 26 de abril de 1966 a destruiu, sendo reconstruída no estilo arquitetônico do funcionalismo soviético da época. Percorreremos seus grandes boulevards arborizados, até a sua Praça Central, onde ficava o forte do governador do Turquestão no período Czarista, e a estátua de Lenin da época Soviética substituída pelo Monumento da Independência. Já na Praça Amir Timur, tem o monumento a Tamerlão, o último dos grandes conquistadores nômades da Ásia Central que governou, no sec. XIV, a partir do Uzbequistão um vasto império que se estendeu do Cáucaso à Índia. Ao redor da praça entre outros prédios governamentais a Universidade de Direito, também do período soviético. Para quem se aventurar abaixo da superfície, vai verificar que as estações do metrô nos lembram as de Moscou, decoradas com lustres, mármore e granito. Visitaremos também o Museu de Artes Aplicadas do Uzbequistão, na antiga residência do diplomata russo Alexander Polovtsev, do período czarista.
  • 11/10/2021
    TASHKENT/KHUJAND
    Conheceremos hoje mais uma das 5 ex-Repúblicas Soviéticas da Ásia Central – o Tadjiquistão. Passaremos o dia em Khujand que é a segunda maior cidade do Tajiquistão e foi um importante ponto de parada da Rota da Seda e polo cultural que recebia uma série de poetas e cientistas famosos do mundo islâmico. A cidade foi fundada há 2500 anos por Cyro, o Grande, da Pérsia que dá o nome ao rio que cruza a cidade. Visitaremos sua praça principal onde encontra-se o Museu Histórico de Sughd nas antigas muralhas da cidade, e o mausoléu do Sheik Muslihiddin. Reviveremos o tempo das grandes rotas comerciais no Panjshanbe Baazar (que em persa significa “mercado de terça-feira”), um dos maiores mercados da Ásia Central.Acomodação por 1 noite de 11 a 12/10 no HOTEL PARLIAMENT.
  • 12/10/2021
    KHUJAND/SAMARKAND
    Partindo de Khujand seguiremos ao sítio arqueológico de Penjikent onde almoçaremos. Após a visita atravessaremos a fronteira de volta ao Uzbequistão até a emblemática cidade de Samarkand onde chegaremos ao final da tarde. Acomodação por 2 noites de 12 a 14/10 no HOTEL REGISTAN PLAZA.
  • 13/10/2021
    SAMARKAND
    Dia dedicado à visita de uma das mais antigas cidades do mundo ainda habitadas. Samarkan foi a capital da Satrápia de Sogdiana sob a dinastia Aquemênida. Em função de sua posição estratégica na antiga Rota da Seda, entre a China e a Mesopotâmia, tornou-se uma das mais importantes cidades do Império persa. Em 2001, a cidade de Samarkand, que nos tempos de Tamerlão era considerada a cidade mais bonita do mundo, foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO por seus inúmeros monumentos e preservação do artesanato tradicional. Vamos poder conferir todo esse legado arquitetônico e artístico na Praça do Registão, um complexo de 3 Madrassas - Ulugbek, Tillya-Kori e Sher-Dor - com seus iwans, domos e minaretes ricamente decorados. Centro da vida pública na Idade Média, a praça foi restaurada em 1920 sendo um dos mais importantes atrativos turísticos da Ásia central. Conferiremos também o observatório do astrônomo e matemático Ulugh Beg do sec. XV, e a mesquita de Bibi Khanum construída por Tamerlão entre 1399 e 1404 para ser uma das maiores mesquitas de seu tempo, mas que o conhecimento técnico da época não evitou o seu colapso e foi posteriormente reconstruída. Também daquele período o impressionante Mausoléu de Gur Emir - complexo arquitetônico com uma cúpula reluzente de cor azul celeste, onde estão as tumbas de Tamerlão, seus filhos e neto, o famoso astrônomo Ulugbek. Na sala principal da cripta, as tumbas foram decoradas com incrustações em mármore, ônix e jade. Também impressionante a Necrópole de Zinda dedicada a Kusam Ibn Abbas, que introduziu o Islã nessa região. Nas escavações do sítio arqueológico de Afrasiyab, encontra-se vestígios de um antigo assentamento que existiu do século VII a.C. até́ o século XIII d.C.
  • 14/10/2021
    SAMARKAND/BUKHARA
    Neste trajeto viajaremos de trem de Samarkand a Bukhara. Embarque às 10h00 em Samarkand, chegando às 11h20 em Bukhara. Acomodação por 3 noites de 14 a 17/10 no HOTEL ZARGARON PLAZA.
  • 15/10/2021
    BUKHARA
    O centro histórico de Bukhara proporciona uma verdadeira viagem no tempo com suas ruelas e construções de barro e imponentes mesquitas. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO a cidade possui numerosos caravançarais - locais tradicionalmente utilizados para hospedagem das caravanas que cruzavam a lendária Rota da Seda. Começaremos a visita pelo conjunto arquitetônico de Po-i-Kalyan, com seu intricado trabalho de tijolos e reluzentes ladrilhos policromáticos. Destaca-se o impressionante Minarete Kalyan, a bela Mesquita de Kalyan e a Madrassa Mir-i-Arabe. Terminaremos pelo complexo arquitetônico Lyabi Hauz, como em Samarkand uma grande praça rodeada por Madrassas, destancando-se a Kukeldash, e uma Khanaka – local de encontro de irmandade de sufistas. À noite uma bela apresentação de dança local, acompanhada de música uzbeque tradicional e de performances folclóricas com roupas locais no pátio da Madrassa Nodir Devon Begi. A riqueza de Bukhara e Samarkand devia-se a sua posição ao longo da rota da seda que transportava produtos muito desejados no Ocidente como a seda e a porcelana da China, e as especiarias da Índia, à Anatólia de onde seguia para a Europa. Com a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos as potências europeias desenvolvem as novas rotas marítimas que levam à perda da importância da rota terrestre através da Ásia Central e de seus entrepostos comerciais que entram em decadência. Bukhara e Samarkand param no tempo, sendo resgatadas atualmente pelo turismo exatamente por isso.
  • 16/10/2021
    BUKHARA
    Bukhara é a capital sagrada da cultura Islâmica no Uzbequistão. Visitaremos hoje o Mausoléu dos Samanidas construído entre 892 e 943 d.C como tumba para o emir Samanida Ismail Samani - uma das últimas Dinastias persas que governaram na Ásia Central. Trata-se do monumento mais antigo da arquitetura islâmica na Ásia Central e o único monumento do período Samanida que sobreviveu a invasão de Genghis Khan, por estar enterrado na lama devido a inundações. O local só foi redescoberto em 1934 e de grande importância por seu estilo arquitetônico que combina motivos Zoroastrianos das culturas Sogdianas e Sassânidas nativas, bem como motivos islâmicos introduzidos da Arábia e da Pérsia. Conheceremos também a cidadela fortificada dos Khans de Bukhara, centro do poder até a conquista russa. No interior da Fortaleza Ark, utilizada desde o séc. V d.C., funcionava como residência oficial do emir e palácio administrativo. No Mausoléu Chor Bakr, conhecido como a “Cidade dos Mortos”, há tumbas de mais de mil anos, quando aí havia uma pequena comunidade de dervishes. O conjunto arquitetônico é do século XVI, e atrai multidões de peregrinos. Visitaremos também o Palácio Sitorai Mokhi-Khosa, a antiga residência de verão do emir de Bukhara com sua rica decoração, representativo de como viviam os emires da região.
  • 17/10/2021
    BUKHARA/KHIVA
    Chegada à tarde em Khiva, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, reconhecida por suas muralhas medievais muito bem preservadas do Itchan Kala – o centro medieval com torres e fortificações. A cidade foi a capital de um Khanato (pequeno reino) que se manteve independente até ser conquistada pelos Russos, para quem fornecia escravos turcomanos, no séc. XIX. Vamos nos sentir em um cenário de filme de época nesta cidade murada com palácios, mesquitas, mausoléus e madrassas. Acomodação por 2 noites de 17 a 19/10 no HOTEL ASIA KHIVA.
  • 18/10/2021
    KHIVA
    Ao circularmos pela cidade antiga de adobe e ladrilhos nos impressionará o multicolorido minarete de Kalta Minor, com seus ladrilhos brilhosos em uma bela composição de tons de azul, verde e areia. Visitaremos também a cidadela fortificada de Kunya-Ark, construída no final do século XVII por Arang-Khan, para abrigar o khan, os membros de sua família e seus dignatários. Além do minarete Islam-Khodja, um dos mais importantes símbolos da cidade, com 45 metros de altura. A tarde visitaremos o Palácio de Tash-Khovli, residência de verão dos khans de Khiva, construído em meados do século XIX, o Mausoléu de Pahlavan Mahmud, um talentoso poeta e sábio filósofo do século XIV e a Madrassa Allakhulikhan, uma das maiores escolas religiosas já́ existentes no país - um dos melhores exemplos da arquitetura medieval corásmia (dinastia que controlava a região). Jantar de despedida no antigo palácio de verão do Emir de Khiva.
  • 19/10/2021
    KHIVA/ASHGABAT
    Aproveitar a manhã livre em Khiva. Após o almoço travessia da fronteira do Uzbequistão ao Turcomenistão, o último dos 5 países da Ásia Central a visitarmos. Embarque no voo Turcomenistão Airlines T5 104 partindo as 16h50 da cidade fronteiriça de Dashoguz. Chegada as 17h40 em Asghabad, capital do Turcomenistão. Acomodação por 2 noites de 19 a 21/10 no HOTEL OGUZKENT.
  • 20/10/2021
    ASHGABAT
    Neste nosso último dia na Ásia Central visitaremos um dos mercados orientais da capital do Turcomenistão – nos despedindo do clima de baazar da antiga rota da seda. Também visitaremos um sítio arqueológico muito interessante – a cidade Nisa que na antiguidade foi a capital do império dos Partos – contemporâneos dos Romanos que controlaram a Mesopotâmia. À tarde, visitaremos o Museu Nacional com artefatos das escavações de Nisa, e a parte moderna da cidade movida aos petrodólares.
  • 21/10/2021
    ASHGABAT/ISTAMBUL/SÃO PAULO
    Embarque no voo TURKISH AIRWAYS TK 323 saindo às 02h55 e chegando a Istambul às 05h10. Conexão com o voo TURKISH AIRWAYS TK 015 saindo às 09h40, chegando a São Paulo às 17h10. Conexão a Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Valores por pessoa
Parte aérea
A partir de USD 1.464 + taxas
Cia Aérea TURKISH AIRWAYS.
Em classe econômica.
SP/ISTAMBUL/ALMATY + ASHGABAT/ISTAMBUL/SP.
Forma de pagamento:
Sinal de USD 200 e saldo em 4x sem juros no cartão de crédito. Taxas (USD 426) à vista.
Parte Terrestre
Apto Duplo/Twin USD 5.800
Suplemento Apto Individual USD 1.850
Os valores das parcelas em USD serão convertidos em R$ ao câmbio do dia do pagamento. Quitação total a ser efetuado até no máximo dia 05/09/2021.
Forma de pagamento:
Em 8x de fevereiro a setembro/2021.
Posts Relacionados
UNIDADE
MOINHOS DE VENTO

Atendimento Home Office
online e telefônico:

Seg a sex das 09:00 às 18:00

Email: moinhos@stb.com.br

Contatos TRAVEL:
Maricha: (51) 99366-7627
Marta: (51) 99314-0611
Paula: (51) 98057-8023
Regina: (51) 99314-0588
Beth: (51) 98422-0476
Éderson: (51) 98115-8390
Patricia: (51) 99843-3632

Contatos CURSOS:
Taís: (51) 99981-6131
Natália: (51) 98057-5758
Valéria: (51) 99354-0449
Márcia: (51) 99271-5814
Camila: (51) 99100-9216

UNIDADE
ATL HOUSE PUCRS

Atendimento Home Office
online e telefônico:

Seg a sex das 09:00 às 18:00

Email: pucrs@stb.com.br

Contato TRAVEL/CURSOS:
Caren: (51) 99314-0836

mapa do site

Abrir Mapa